As Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) 2.0 abrangem uma vasta gama de recomendações para tornar o conteúdo da Web mais acessível. O cumprimento destas directrizes fará com que os conteúdos fiquem acessíveis a um maior número de pessoas com incapacidades, incluindo cegueira e baixa visão, surdez e perda de audição, incapacidades ao nível da aprendizagem, limitações cognitivas, movimentos limitados, incapacidades ao nível da fala, fotossensibilidade e ainda combinações destas incapacidades. O cumprimento destas directrizes também facilitará a utilização do conteúdo da Web pelos utilizadores em geral.
Os critérios de sucesso das WCAG 2.0 são apresentados como declarações testáveis que não são de tecnologia específica. São apresentadas, em documentos distintos, orientações sobre como satisfazer os critérios de sucesso em tecnologias específicas, bem como informações gerais sobre como interpretar os critérios de sucesso. Para aceder à introdução e aos links relativos ao material educativo das WCAG , consulte a Descrição Geral das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG).
A versão WCAG 2.0 vem substituir as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 1.0| [WCAG10], que foram publicadas como uma Recomendação W3C em Maio de 1999. Embora seja possível seguir tanto as WCAG 1.0 como as WCAG 2.0 (ou ambas), o W3C recomenda que os conteúdos novos e actualizados utilizem a versão WCAG 2.0. O W3C recomenda também que as políticas de acessibilidade da Web façam referência às WCAG 2.0.